quinta-feira, 30 de outubro de 2008

MENAS

Por Marcelo Benvenutti

Certas madrugadas de quintas são medonhas para um cronista escrever em cima dos fatos da noite de quarta. Tite está conquistando uma vaga para a Sul-Americana do ano que vem. Pelo emparelhamento, estaríamos enfrentando o Vitória na primeira fase com a vantagem de jogar a segunda em casa. Ta. Tirando o meu sarcasmo evidente, nos resta somente a Geni da América. A Sul-Americana. Que não é nada, não é nada, mas nos remete à disputa de outra Recopa.

Sim. A oposição do Inter conseguiu se desunir. Bom, tratando-se de oposição ao atual grupo, menos pior. Ou é gente nova que eu desconheço totalmente ou a tchurma do Zacchia, que se resguarde à política partidária. Gente chata, esse povo do decaído Império Otomano. Dizem que Fernando Carvalho teria força política para fazer valer uma vaga na Libertadores o título da Geni. Talvez, talvez. Nos resta outra alternativa, matemático Tite? Não.

Nem vou comentar o resto da tabela. Deixem a bola rolar normalmente e os ânimos colorados darão conta do resto. Internacional? O oitavo lugar é nosso e ninguém tira. Estamos no G8. O meio termo de coisa alguma. O trote pela metade. Coito interrompido. Tite mela-cueca. Chamem o Tim Maia. Píffero acendeu as luzes antes do fim e deixou a gurizada com o dito cujo na mão. Acabou o vinho e não tem Jesus pra multiplicar essa nossa água mijada. Pensemos já no novo treinador e no corte da folha de pagamento. O Beira-Rio agora tem camarotes com telas de plasma e banheiros com sabonetes e espelhos. Estamos no primeiro mundo. Sediaremos Togo x Suíça e Nova Zelândia x Bulgária em 2014. Tá, calma Marcelo. "Menas", como diria o Luis Inácio. Menas.

Fim de outubro em Porto Alegre. Começa a feira do livro. Estarão sendo vendidos os livros do Sandrin e do Emanuel. Um Gre-Nal literário na feira. Preza! E terça-feira, dia 4, 19 horas, na Palavraria Livraria e Café, na Vasco da Gama, 165, estarei lançando o livro de contos da capa abaixo. Não são crônicas e nem é sobre futebol, mas para quem ficou curioso, abaixo publico um dos contos exclusivamente aqui no Final.

Francisco

Francisco é um motorista de ônibus. Percorre o mesmo trajeto. Todos os dias. Cumprimenta quase sempre as mesmas pessoas. Almoça na mesma lanchonete e dorme sempre no mesmo horário. Sua mulher é a mesma desde sempre e seus filhos nunca deixarão de serem os mesmos. Torce pro mesmo time de futebol que faz muito não ganha nada.

Todos os dias, lê as mesmas notícias no único jornal da cidade em que nasceu e sempre morou. Fuma o mesmo cigarro que, apesar de mudar de nome, continua tendo o mesmo sabor de sempre. Terminou o colégio e o segundo grau e tenta, todos os anos, o vestibular para o mesmo curso em que nunca vai conseguir entrar. Francisco nunca mudou seus sonhos. Eles são sempre os mesmos. Um dia ele começou a estudar em um curso de línguas. Então tudo em sua vida mudou.

Agora ele sonha em inglês.

Nenhum comentário: