quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MEA CULPA

Por Marcelo Benvenutti


Olha, tem gente que assiste aos jogos do Inter e enxerga outro time. Assisto os jogos e leio os comentários do pessoal da terrinha e o pessoal de fora do Rio Grande. Pois aqui, ontem, elogios comedidos. O Inter não foi bem. Poderia ter perdido. Jogou pro gasto.

Em contrapartida, escuto e leio os comentários dos paulistas, cariocas e menos votados. Todos literalmente babam vendo o Colorado atuar. Time de raça. Jogadores concentrados. Como o Inter não está disputando o título do Brasileirão? E por aí vai.

Mas quem é o verdadeiro Inter? O que perde de quatro pro Vasco rebaixado da Gama ou o que patrola Palmeiras, São Paulo, Boca Jrs. e outros times de menor expressão? Afinal, ficamos quase três anos vendo o time de Abel jogar, que na Libertadores de 2006 era ainda também o time do Muricy, no Mundial era o do Abel, leia-se Fernando Carvalho, e em 2007 virou o time das estrelas intocáveis tal qual estátuas de ídolos intransponíveis. Quando finalmente foi desmantelado o time estrelado de 2006, surgiu uma coisa, aquilo, que era o time do primeiro turno do Brasileirão.

Isso teve que ser remontado pelo filósofo. Tudo bem que eu e grande parte da torcida colorada não engolimos o Tite, nem o discurso dele, nem certos temores defensivistas exagerados que muitas vezes acometem ele. Mas, querem saber? Quantas vezes aqui desmantelamos de cabo a rabo o Alex? Quantas vezes o Beira-Rio em peso vaiou Alex apenas por ele tocar na bola? Eu mesmo estava lá criticando e pedindo para tirarem aquele lateral que não marcava ninguém. Mas e aí? Aí que o lateral que não marcava se revelou um excelente meia-esquerda. Inclusive tornando-se o reserva imediato do considerado atualmente maior meio-campo do mundo, o cara-limpa-propaganda-fajuta-de-barbeador Kaká.

Logo, depois de um tempo, enfim, acredito que temos que admitir, mesmo que contrariados – eu estou –, que esse time do Inter que está passando de fase na Sul-Americana e encantando os cronistas de fora dessa província bairrista e pedante é SIM o time do filósofo. Se vai ganhar algo? Não sei. Tem tudo para ser o primeiro clube brasileiro a ganhar esta competição. O Inter tem tudo para ser o único brasileiro a possuir todos os títulos possíveis atualmente em disputa. E isso não é pouca coisa.

Enquanto alguns especulam o treinador colorado para o centenário, infelizmente, para minhas preconceituosas convicções de não gostar da covardia do Tite em muitos momentos, admito: Se vencermos a Sul-Americana, Tite ficará. E ficará por méritos, diga-se. Se será bom ou ruim para o futuro da massa colorada, não posso afirmar nada. Mas será justo depois de tudo o que ele enfrentou. E não sou um sujeito de gosta de injustiças. Dou meu braço a torcer. Se vencermos, ele merecerá.

Ps.: Para os paranóicos de plantão somos obrigados a avisar que viradas de mesa acontecem quando a mesa já está posta. Virada acontece quando anulam jogos de uma competição em andamento ou quando resolvem que subirão 12 times em vez de dois de uma série para outra em certas competições nacionais. Fora as especulações de sempre, colorados, deixem o populacho geral delirando por conta própria. Esse pessoal enxerga chifre em cabeça de cavalo e não enxerga na própria.

Nenhum comentário: