sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CHECK-UP

Por Thiago Marimon


Nunca esperei tanto um confronto contra o Santa Cruz. Dia 20 de janeiro de 2009, enquanto prepararei minhas trouxas para rumar em definitivo à Porto Alegre, o colorado finalmente entrará em campo, dando início à sua participação no regional. Até lá, enquanto os vermelhos da rainha aguardam o momento de dar boas-festas aos equatorianos da LDU, e entrar para o seleto rol de Campeões Mundiais, aqui na aldeia só nos resta esperar.

Inter, por enquanto, só o Sub20, onde, no Zequinha Stadium, com mais empresários do que torcedores nas arquibancadas, disputaremos hoje à noite, em partida única, a vaga nas semifinais contra o tradicional rival. É greNAL e é mata-mata. Alguém tem alguma dúvida do resultado?

Obviedades à parte, enquanto o novo ano não chega, como forma de tentar driblar minha crise de abstinência futebolística, entre discoméis e outras pílulas banais, me atrevo a fazer um check-up geral da situação colorada neste ano que se encerra:

É teu passado alvi-rubro...

O ano começou bem. Mas custou caro. O título da Copa Dubai contra a Inter de Materazzi, com direito a gol de bicicleta de Nilmar, nos perseguiu o ano inteiro. Não obstante o feito histórico da maior goleada já vista em finais, com sonoros 8x1 no Juventude, com direito a gol de goleiro – que, aliás, não foi o único este ano em terras gaudérias - a antecipação e, principalmente, a fragmentação da pré-temporada, somada ao fato de, pelo segundo ano consecutivo, mudarmos time e técnico em meios às competições, fez com que o ajuste do time ocorresse em meados de outubro, quando o título da Copa do Brasil, atalho mais curto à Libertadores, estava definido e o Brasieirão já era um sonho distante. Nossa única alternativa passou a ser a Copa Sul-americana. A qual vencemos com louvor, encerrando assim o ano Colorado. Três taças no armário, muitas festas e algumas decepções. Porém, fora os estaduais, apenas Sport, São Paulo, Inter e até mesmo Corinthians - sim, Corinthians porque não?! Afinal, há tempos ouço que é muito melhor vencer a segunda que ser vice na primeira – tiveram o prazer erguer um troféu.

No balanço geral o ano foi bom, mas, tendo em vista o capital despendido para montar esta equipe, poderia e deveria ter sido melhor.

O teu presente diz tudo...

Encerradas as competições, quem mais atua no Beira-Rio são os empresários. A direção trabalha no sentido de conter o assédio dos clubes europeus - hoje com o freio de mão puxado em função da crise econômica - buscando manter o time base, admitindo a saída de apenas um jogador.

Nossas perspectivas são boas, estamos prestes a contratar Marcelo Cordeiro para compor a esquerda, flertamos com o garoto Giuliano do Paraná para a meia e seguimos trabalhando na contratação do argentino, hoje já não tão misterioso, para o ataque. Além disso, Sorondo provavelmente cantará o hino nacional em portunhol, abrindo assim mais uma vaga para estrangeiros. Também preparamos os festejos para o ano do Centenário do Clube, orgulhosos de completar 100 anos podendo comemorar o fato de termos vencido tudo que é hoje possível. Quem, assim como eu, cresceu na década de 90, pode-se dizer hoje satisfeito, embora muito mais exigente.

Correm os anos, surge o amanhã...

“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem”, já dizia Rosa Luxemburgo, em 1800 e bolinha. Mal sabia ela que em 2008, os “guris da internet” resolveriam se movimentar, e, com o perdão da redundância, montar o movimento INTERnet/BV, o qual elegeu sábado passado, de forma histórica, 23 novos conselheiros. Os quais terão a difícil tarefa de romper a amarras e trazer o novo para dentro do clube. Muito já foi dito esta semana sobre este feito. A mim, só cabe dar os parabéns aos amigos. Certamente este tipo de articulação de torcedores será o exemplo a ser seguido nos demais clubes do cenário nacional. Este é inegavelmente o futuro do clube.

Dos clubes. Ainda no campo da política, os homens do futebol colorado, frente à força dos movimentos de oposição, através de uma jogada política, com uma tacada só atenderam dois desejos de grande parte da torcida colorada. Afastaram Giovanni Luigi e adiaram os planos de The King encabeçar o Clube dos 13, garantindo a presença de Fernando Carvalho como figura atuante no futebol colorado. Em 2009 o Vice de Futebol será o homem que foi o principal responsável por trazer à torcida as mais alegres emoções já vividas.

Enfim, que venha o Ano Novo, que as expectativas se confirmem, que as Noites de Copa se repitam e que o Rio Grande continue Vermelho, para que sigamos a nossa Senda de Vitórias, do Colorado das Glórias, Orgulho do Brasil.

Feliz Natal a todos. Saudações Coloradas.

Nenhum comentário: