sábado, 24 de janeiro de 2009

AO DIABO COM A CALMA (?)

Por Raphael Castro


Sim, o título é lá meio enigmático: trata-se, afinal, de uma afirmação (enrustida) ou de uma pergunta (insinuante)? Na verdade, nem tanto uma, nem tampouco a outra (eu sei, hoje tá difícil). O fato é que, a exemplo de todos os outros anos, este tal de 2009 também começa (a) sem vitória, (b) sem que isto, isoladamente, queira dizer patavina alguma e (c) com uma pá de gente já se descabelando por causa de um empate em casa ("o quê? Santa Cruz? Fala sério, bando de mequetrefes..." e tal e coisa...).

Adiante

Mas não temam, não temam: também como em épocas passadas, este escriba pensa que não há como depreender nada de um único jogo; mesmo que fosse contra um catadão de descamisados, também não ganharíamos essa partida (não ERA pra sair gol, entendem?); em segundo lugar, do jeito que as coisas são no Rio Grande, mesmo que ganhasse apertado, também iam reclamar que foi de pouco, "imagina, um time do nível do Inter..." etc.etc.etc.; mas houve virtudes, e as houve de forma perceptível – sim, porque sempre há um lado bom em tudo, não...?

Adiante II

Pois é, vivendo a eterna "contradição" entre ter um verdadeiro plantel de futebol, e a aposta em ogros comoventemente abnegados (sou, por evidente, partidário da primeira opção), chegou-se a dizer por aí que o time do Inter era "luxuoso" e mesmo assim só empatou – uma ironia pequena, como se vê, e que esconde lá um certo veneninho (como um flato silencioso: imperceptível, mas mortal); pois bem, dizia eu, todo ano alguma inteligência brilhante vem com essa bobagem: "diamantes", "galácticos", "luxuosos"...suponho então que deva haver quem não queira ou não goste de jogador bom; por mim, quem pode que os contrate – e tem muita gente que não pode mas bem que queria; de qualquer modo, penso que há uma relação claramente psiquiátrica entre adorar um cabecinha-de-bagre (e, sabemos, tem muita gente por aí com toda uma cultura disso, né...?) e ficar choramingando um sofrimento cozido à base de maus resultados e carestia de títulos. Mas também, não tem mesmo como esperar muita coisa de...bem, de gente assim como eu estou falando agora, certo...?

Soluço

Portanto, acho sinceramente que não foi de todo mau o empate: já deu pra ver alguma coisa, mas o time tá todo amarrado, e aos poucos prevejo que teremos muito do que nos alegrar este ano (se Deus quiser e o Adenor permitir); ou seja – e daí a razão do ambíguo título da coluna – o primeiro jogo é só...o primeiro jogo, ora! Convém apenas fazer as sinapses suficientes para corrigir e aprender o que for necessário. Calma, pero no mucho; o resto vai naturalmente (como dizia o meu musical, farrista, pé-de-valsa e prevenido avô, S.Assis P.Ererê, "gaiteiro esperto toca perto do banheiro...").

Tópicas: perguntinha inconveniente

Ok, então revelamos o nosso "centroavantismo" e veio Alecsandro Shrek: quem sai pra ele entrar (se for mesmo pra ele entrar)? Humilde sugestão: um volante, com Alex indo pro meio.

Tópicas 2: perguntinha inconveniente II

Forçoso questionar: a diretoria "planejou" a crise? Como vamos estar financeiramente para o segundo semestre?

Tópicas 3: the warrior

Edinho não era nenhum primor. Mas completou seu ciclo de Inter, ganhou tudo que dava e honrou muito a camisa que vestiu. Não vou acender vela nem molhar lenço, apenas agradecerei a um grande colorado, lhe desejando sorte em seus novos rumos...

Tópicas 4: esclarecimento

Pedindo desculpas aos estimadíssimos(as) leitores(as) pela ausência em nosso colóquio semanal no último sábado, esclareço apenas que não havia o menor clima para escrever, em função do que ocorreu com nossos amigos e irmãos xavantes. Que recebam muita luz e força neste momento, portanto...

Bem, caros leitores, por enquanto é só isso – e ponto final.

Fui (e não a pé).

Nenhum comentário: