quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

FESTA, SIM!

Por Gustavo Foster

O principal assunto do ano não é o centenário. É o medo de que as festas do centenário atrapalhem o futebol. Na minha opinião, um pouco exagerado.

Gato escaldado tem medo de água fria, eu sei. Mas 2007 e 2008 são diferentes de 2009. Em 2007 era empolgação à flor da pele, a adrenalina dos 90 minutos contra o Barcelona se transformava em endorfina e dopamina. Resumindo: era como uma ressaca, depois de uma noite com as melhores cervejas e as mais bonitas modelos do mundo. Ruim, mas bom.

Em 2008 botaram a culpa em Dubai, mas o que rolou foi falta de vontade de voltar à vida real. Outro Mundial já tinha acontecido, precisávamos ganhar mais alguma coisa, dois anos era tempo demais. A vontade era de continuar, mas começava a amanhecer e a champagne tinha acabado há algum tempo.

Agora, no ano dos 100 anos, a coisa é diferente. E tudo por uma só coisa: os jogadores têm muito pouco a ver com o centenário. No Mundial, ELES ganharam. Em Dubai, ELES que conheceram o sheik. No centenário, não são eles que fazem cem anos.

A preparação tem sido feita com muita precaução: nada de autógrafos em demasia, palestras do Tite pra baixar a bola, Bento Gonçalves para acalmar os ânimos, treino no primeiro dia do ano. Acho isso completamente certo, mas, para a torcida, para "fora do vestiário", a data tem que ser lembrada. Maldição do centenário é coisa de fracassado que quer arranjar desculpa.

Eu sempre prezo pelo regular, pela média, nem céu, nem inferno. Não dá pra esquecer de jogar futebol e tirar o ano pra fazer festa, mas, por favor: não encarnem o espírito loser que tão tentando impor ao futebol – sem mata-mata, jogos sem torcida como punição, processo por avião flautista –, passando o ano sem lembrar de uma data que, pô, é importantíssima.

Então, o que eu acho é: vamos fazer festa, afinal somos um baita clube, estamos fazendo 100 anos, temos um time bom para o centenário, temos reconhecimento, o Nilmar vai ficar. Mas só não podemos esquecer do seguinte: a melhor forma de comemorar é levantando taças, e nós temos muitas pra levantar esse ano.

Que venha 2009. Boa sorte, colorado!

P.S.: Se a camiseta do centenário for mesmo essa que está sendo mostrada: parabéns, direção. Camiseta de time, principalmente numa data que lembra a história, deve ser o mais simples possível. O Inter é um time primariamente vermelho, com pouco branco. E só. Esse é o nosso uniforme: todo vermelho (e não laranja-marca-texto / vermelho-escuro-quase-preto como já vimos), com gola e partes da manga brancas. Simples e genial. Torcerei e, se for confirmado, provavelmente comprarei.

Nenhum comentário: