terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sete razões para acreditar no Tetra.

Por Daniel Ricci Araújo

No último mês de julho, a torcida colorada viveu sua via-crúcis. Após um primeiro semestre de euforia mas com final decepcionante, a tempestade do meio do ano abateu-se perante a massa, e não era para menos. Agora, no entanto, já há motivos para ser otimista. O Inter não está atrás de nenhum time brasileiro, e o tetra é uma realidade possível. Vamos aos porquês.

1) O Inter sobreviveu ao junho/julho nefasto – Claro que não foi como nós queríamos, pois a Recopa e a Copa do Brasil escaparam. Claro que experimentamos o menu completo a ser servido após derrotas como essas: indignação, frustração, comentários de bastidores a rodo e pedidos de demissão. Mas o fato é que o Inter resistiu à intempérie, e dá sinais de ter sobrevivido à blitz que sobre ele se abateu. A letargia está sendo espanada para fora de casa e, mais cedo ou mais tarde, vai embora definitivamente.

2) O Inter revisou alguns conceitos – A saída de Nilmar, a tortos caminhos, fez o Inter jogar com centroavante, e isso é ótimo, quase imprescindível. Ainda, Magrão perdeu lugar cativo, Taison não é mais titular absoluto, D’Alessandro está passando por uma providencial reciclagem e Kleber agora, vejam só, até vai à linha de fundo fazer cruzamentos. As peças defeituosas da equipe começaram sim a sofrer algumas revisões.

3) Fernando Carvalho assumiu – Mais do que nunca, e talvez com algum atraso, Fernando Carvalho demonstrou a todos sua atuação forte e enérgica, reparando arestas e tomando providências as quais ache necessárias. No meio da semana passada, o Inter já tinha ido a campo com outra cara, mais disposição, mesmo ainda faltando um melhor futebol. O vestiário começa a fazer efeito. Fernando Carvalho, sem dúvida, é um de seus maiores protagonistas dessa mudança nascente.

4) Não vamos despencar na tabela – Apesar de estar com um jogo a menos, continuamos dentro da zona da Libertadores, e na volta do Japão faremos dois jogos em casa. Temos tudo para continuar a poucos pontos do líder.

5) Todos têm seus problemas – O SPFC só agora começa a recuperar-se. O Palmeiras não é uma grande equipe e corre o risco de ser trucidado pela janela de agosto. Grêmio e Cruzeiro possuem bons times, mas nenhum superior ao Inter, e com deficiências pontuais definidas, tanto como nós. Atlético-MG, Vitória e Goiás terão fôlego para acompanhar os ponteiros? O Inter, nesse campeonato, não deve nada a ninguém.

6) Contratações, por que não? – Píffero pode estar fechando com Cléber Santana, um excelente jogador. Noticia-se a especulação de Ricardo Oliveira, e o Inter, com dinheiro no bolso, certamente está engatilhando contratações que representem acréscimo de qualidade ao time. Apesar de ter perdido o grande Nilmar (ai de ti que não o convoque agora, Dunga, ai de ti!), não há time, nesse país, tão apto a contratar mais e melhor durante a malfadada janela.

7) Torcida semper fi – A massa colorada briga quando tem que brigar, mas já está recompondo-se e pronta para jogar junto de novo. O campeonato é longo, muito longo, e com o passar do tempo o clima melhorará – é questão de dias para que o Beira-Rio volte a rugir. A torcida cobra porque sabe do que esse grupo é capaz. Mostrando raça e um mínimo padrão de jogo, o Gigante virará, como sempre, um inferno para os adversários.

Como se vê, ainda há tempo e razões de sobra para, mais uma vez, acreditar piamente no Inter.

Nenhum comentário: