quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PRA QUE SERVEM OS LATERAIS?

Por Marcelo Benvenutti

O Filósofo tem razão quando afirma que o maior reforço colorado em 2009 é a manutenção do grupo que venceu a Sulamericana. Se não é o melhor time do mundo, vinha jogando bem nas partidas finais do torneio, apesar do apagão no segundo tempo da final. No momento que escrevo, a direção estuda a venda do Edinho. Nada apareceu de oficial em relação ao Alex e uma possível saída dele. Nilmar, Guiñazu e D'Ale são, por enquanto, inegociáveis.

Se estamos bem na zaga, julgo que estamos bem, afinal, zagueiros têm que ser utilizados nas laterais, nestas, estamos cambaleando. Em defesa da direção, afirmo que não é fácil encontrar bons laterais. Tipo, bons mesmo! Assim como não será fácil encontrar um substituto para Alex jogando como ele vinha jogando. Se o Alex repetir o ano, já está ótimo. Tento pensar assim como pensa o Filósofo. Não adianta pensar diferente. O treinador é ele, eu sou colorado, quero que o Inter se dê bem dentro do possível, ou seja, dentro do que ele pensa e faz.

Se Edinho for vendido, acredito eu, entra o Sandro. Se Alex sair, ele coloca o Taison. Se contratarem um companheiro para o Nilmar, joga o companheiro do Nilmar. O lateral-direito, tão raro quanto um bom esquerdo, ainda poderá ser contratado. Mas não me empolgo com laterais. Eles não existem mais e faz tempo. Não existem mais como existiam antes. As famosas linhas de quatro que todos falam, e eu entendo cada vez menos quando falam, pra mim não passam na prática de um retorno ao passado. Não quer dizer que sejam ruins. Mas com dois laterais presos como o Inter vinha jogando, um volante pra "fazer o serviço sujo", segundo palavras do próprio Edinho, dois meias com características mais de marcação, um meia de cada lado e um atacante isolado? Mais parece um retrancão num lance tipo 4-3-2-1. É o que eu vejo. Onde tem linhas de quatro? Vou saber eu, sei que o Filósofo optou pela segurança defensiva acima de tudo. É o natural. Dele.

Mas se Nilmar tiver um companheiro, Alex, ou quem ficar no lugar dele, jogar no meio e Edinho for embora, teremos um 4-4-2. Sem quadrados. Sem líberos. Se os laterais, que duvido muito, apoiarem bem, teremos um time mais que avançado, em termos de se atirar para frente. No que, infelizmente para grande parte de nós, colorados, tenho que admitir, Edinho fará falta. Sim, críticas abaixo, mas se queremos laterais que apóiem, meias que vão e voltem e façam a ligação, dois atacantes natos, dois zagueiros que saibam sair com a bola, quem fará o "serviço sujo"? Sandro não parece ser o mais indicado. Guiñazu já sabemos que marca por dois ou três. Por essas, tentando pensar como o Filósofo, acredito que o lateral-direito não vá fazer muita diferença. Bolívar jogará disfarçado de lateral. Ou Sorondo fechará um triângulo. E o Filósofo vai disfarçar um 3-5-2 quando ataca e um 4-4-2 quando defende, no que linhas de quatro, números e laterais se perdem.

A verdade, pra mim, não sei se para o Filósofo, é que gosto de times que marcam no meio de campo sem deixar chance para que o adversário avance. Isso é o óbvio. Se o time se contém atrás, necessita de armadores habilidosos e atacantes rápidos. Isso o Inter tem. E de bons volantes marcadores. Isso relativamente temos. Restam as laterais. Se os meias abrirem, uma hora um ou outro para uma jogada mais aprofundada e um lançamento em diagonal, pegam um Nilmar correndo nas costas da zaga. Se uma vez ou outra um dos volantes avançar para se transformar em surpresa, ou mesmo um zagueiro. Se os zagueiros cobrirem as laterais, ou os volantes, ou os meias, já que jogamos praticamente com quatro zagueiros. Se acontecer tudo isso, afinal, me expliquem, sim, eu não sou nenhum gênio, preciso que me ajudem, para que servem os laterais?

Nenhum comentário: