terça-feira, 20 de outubro de 2009

Procura-se um campeão.

Por Thiago Marimon

Lá se foram trinta rodadas do campeonato mais imprevisível da era dos pontos corridos e, até o momento, só o que sabemos é que ninguém quer ser campeão. Dos cinco primeiros classificados, qualquer um pode a qualquer momento dar uma arrancada, erguer este caneco e levar para casa esta taça que ninguém quer. Poder pode, mas não merece.

O Palmeiras de Muricy, Diego Souza e Vagner Love vem perdendo força na reta final, queimando a gordura que acumulou no início do segundo turno e dando cada vez mais pinta que um time com Marcão, Cleiton Xavier e Obina não pode levar o caneco para a casa. O São Paulo, como já se notou desde o início do ano, não é mais o mesmo. Um time comum, com alguns bons jogadores, nada mais que isso. Não tem naipe de campeão. Atlético Mineiro tem o Roth, e, como sabemos, é contra as leis da natureza o time do Juarez triunfar. Sobra o Flamengo e nós, colorados.

O rubro negro carioca é, dentre os primeiros colocados, o único que tem apresentando um futebol ascendente, com Petkovic, do alto de seus 615 anos, jogando o fino da bola. Além do sérvio, o Flamengo ainda conta com os melhores laterais/alas do futebol nacional há três temporadas, um meio campo coeso e o Imperador da Noite, Adriano, na frente. Os cariocas teriam a receita perfeita para passar o fim de ano loucos de faceiros. Teriam, não fossem cariocas. Como já dizia Cabañas, o sábio e implacável gordinho, nunca confie num time carioca. Logo, entre os ainda postulantes ao título, sobra apenas o time de vermelho da Padre Cacique. Mas esse, afirmo, também não leva. Tampouco merece.

E não leva por uma conjunção de erros que poderia ser elencada de A a Z... mas fiquemos apenas no mais evidente:

Vendemos o campeonato no meio do ano. Quando os euros do Villareal seduziram a direção colorada, e Nilmar rumou para a Espanha, onde hoje amarga um banco. Junto com o vice goleador da seleção nas eliminatórias, vendemos o título. Passamos nos trocos o nosso diferencial. O cara que, mesmo no trivial isolamento no campo ofensivo, tornava o Inter um time com aquele algo a mais de campeão. Lá se foi o cara capaz de resolver jogos encrespados, seja parindo um golzinho chorado contra um Barueri da vida ou dando ares de pintura a um Pacaembu boquiaberto, garantindo aqueles pontos que, entra ano e sai ano, fazem tanta falta quando o natal se aproxima.

Soma-se a isso a manutenção de um técnico sem convicções, esquema de jogo e, principalmente culhões, durante mais de 80% do campeonato, mantido pela alienação, teimosia e empáfia de uma direção que vive hoje de louros do passado. Acrescente a esta receita uma generosa porção de total e completa falta de tesão da equipe, um bocado de desacerto defensivo, a falta de jogadas pelos flancos, a repetição de esquemas manjados e a reiterada escalação de jogadores com respostas insatisfatórias. Por fim, tempere com a crença do melhor elenco do Brasil e voilà. Sabemos por que hoje, na trigésima rodada, ainda procuramos um campeão.

Aqueles bons de coração dirão que, rodada a rodada, a diferença tem diminuído, que as equipes da ponta patinam, e que, de ponto em ponto, estamos chegando. Homens de fé, estes. Eu não, sou cético. Virgens, Papai Noel, Inter de 2009 e o Rubinho Barrichello não mais me convencem. Um time campeão não perde de três para o Náutico, mas também não sofre dois gols do GUM.

Que a vaga na Libertadores do ano que vem, hoje já ameaçada, seja o consolo deste time que tinha tudo para chegar lá, mas não quis.

Saudações Coloradas...

PS: Os jornalistas Felipe Prestes e Luís Eduardo Gomes, junto com a editora Nova Pauta, vão lançar em dezembro uma revista especial sobre os 30 anos do título invicto do Internacional no Campeonato Brasileiro de 1979.

Mais que compilar fatos já conhecidos, esta história está sendo recontada. Jogadores como Batista, Falcão, Benitez, Mauro Galvão e Chico Espina já foram entrevistados, além de adversários como Roberto Dinamite e Mococa, e do jornalista Divino Fonseca.

Os resultados deste trabalho já podem ser conferidos em áudio, vídeo e texto no blog:
http://invicto79.blogspot.com

Nenhum comentário: